Nós do Banana Verde estamos no processo de implantação da certificação CSR (Cozinha Saudável & Responsável), que possui como objetivo semear o conceito de cozinha saudável e responsável a partir de uma filosofia transdisciplinar no restaurante. Esta certificação comprova o compromisso da empresa com questões diretamente relacionadas a saúde e qualidade de vida de nossos clientes e da equipe, focando em uma alimentação natural e orgânica; nos lembra da importância de cultivarmos novos hábitos, como reduzir ao máximo o desperdício de alimentos, além de separar, reciclar e destinar corretamente os nossos resíduos, e comprova o nosso papel como corresponsáveis pelo zelo ao meio ambiente. O selo CSR também inclui o apoio à economia circular, otimizando as relações internas e externas, assim compreendemos que a nossa jornada junto à certificação CSR venha expressar uma transformação para um propósito maior.

    Considerando este conceito, nos preocupamos com os ingredientes que utilizamos em nossos pratos, priorizando alimentos orgânicos frescos de pequenos produtores que possuem essa responsabilidade com o meio em que vivemos. Inserir ingredientes orgânicos no cardápio nos motiva por envolver um respeito com o ambiente como um todo. O restaurante tem papel significante na escala de produção de orgânicos em nossa comunidade, por isso apoiar e valorizar os agricultores familiares é um trabalho de grande importância, já que grande parte apresenta inúmeros desafios, principalmente no contexto econômico – social.

    A consciência sobre os resíduos gerados em um restaurante também é uma questão que deve ser levada em consideração. Nós estamos no processo de reduzir o nosso lixo em busca de ações menos agressivas ao ambiente. Optamos pela utilização de canudos biodegradáveis quando necessário, utilizamos açúcar de mesa ao invés de sachês, implantamos as caixas coletoras de bitucas de cigarro* em nossas redondezas, diminuímos significativamente as embalagens de isopor provindas de fornecedores, destinamos nosso óleo para reciclagem e estamos sempre buscando melhores alternativas para nossos resíduos.

       Nós acreditamos em uma cozinha responsável e consciente, e entendemos as dificuldades que precisam ser estudadas e procuramos trabalhar com pequenas soluções atingíveis no dia-a-dia do restaurante. Este processo deve ser colaborativo e envolve todas as pessoas, incluindo principalmente nossa equipe, nossos fornecedores e nossos clientes. Ser um restaurante envolvido com as causas socioambientais vai muito além de uma tendência. Todos os cidadãos devem procurar realizar ações que objetivam diminuir o impacto que causamos ao meio em que vivemos.

*Para saber mais sobre o trabalho realizado com as bitucas de cigarro acesse: https://www.poiatorecicla.com.br/

Cecília Lume de Carvalho– Nutricionista – @nutricecilialume

Ana Rita Cohen – Idealizadora do projeto CSR – @selocsr –  http://www.saudegourmet.com.br/